Accesibilidades:

Tamanho de Letra: Aumentar | Diminuir

   
| Estadias | Eventos e Conferências | Casamentos e Celebrações | Serviços | Roteiro Turístico |
 
 
Menu Principal
Home
Alojamento
Restaurante
Salas Multiusos
Promoções
Imprensa
Localização
Contactos
FAQs
 Olhar sobre Pombal
 

Pombal é uma cidade situada em Pleno Centro Litoral e insere-se na Região de Turismo Leiria/ Fátima.
De clima ameno, rica em monumentos e tradições concilia a pureza da Serra da Sicó com admiráveis paisagens e o deslumbre do mar da Praia do Osso da Baleia.


O Concelho de Pombal remontando à época do Jurássico, assim o provam as ossadas descobertas numa das suas Freguesias (Santiago de Litém), foi sendo eleito, no decorrer dos tempos, como concelho preponderante no desenrolar da História do País.
Viu erguer o seu Castelo e recebeu um Foral doado por Gualdim Pais, Grão Mestre dos Templários em 1147, prosperando por acção do Conde Castelo Melhor, aumentando a sua projecção Nacional pela intervenção de Sebastião José de Carvalho e Melo, de título reconhecido como Marquês de Pombal, onde viveu entre 1777 e 1782, ao qual se deve parte da zona histórica da cidade de Pombal, pela construção do Celeiro (actual Centro Cultural de Pombal, com o Museu de Arte Popular) e pela Cadeia (actual Museu onde se pode admirar o seu espólio, único no país) monumentos estes inseridos na Praça intitulada pelo seu nome, onde se ergueu ainda a Igreja Matriz rica na ornamentação do seu interior. A Igreja do Cardal, antigo convento é também um dois espaços da cidade a não deixar de visitar.

A cidade de Pombal cerca-se por diversos locais históricos cheios de lembranças do passado dignos de visitar como Redinha (palco das invasões Francesas no séc. XIX), com as ancestrais Igrejas e a Ponte Românica.
O Louriçal, fundado por D. Pedro II, o Convento ainda hoje habitado pelas religiosas da ordem das Clarissas onde, em clausura apuram os refinados doces conventuais e disponibilizam para visitar a sua Igreja onde se revela o esplendor do Barroco.
A vila de Abiúl fundada pelos Templários preserva ainda a mais antiga praça de Touros de Portugal , onde ainda se poder observar o camarote dos Duques de Aveiro e o Forno colectivo de Nossa Srª das Neves envolvido por lendas impressionantes.

Para além dos aspectos históricos o concelho de Pombal enquadra numa paisagem de rara beleza entre a serra e o mar que propicia percursos singulares e promove o encontro com produtos endógenos únicos no país como o afamado Queijo do Rabaçal, bem como o desenvolvimento da gastronomia da região pela combinação de sabores, devidamente representada no Restaurante do Hotel – Restaurante Palomino.

Subjacente ao desenvolvimento do Concelho está o dinamismo que continua actualmente a caracterizar esta localidade revelando-se nomeadamente através da camada empresarial que povoa esta região pela existência de vários parques industriais e pela realização de diversos eventos na área de Negócios, da Saúde, Social, Cultural e de Desporto.
O desempenho e o envolvimento esforçado característico das gentes deste concelho tem vindo a assegurar a criação de infra estruturas que possibilitam a realização duma panóplia de eventos, exemplo de alguns dos recursos infraestruturais da cidade são os espaço ligados ao Desportos (Mini Golf, Pavilhões Desportivos, Parque Radical, Campo de Futebol, Piscinas etc), os Auditórios (Biblioteca + Auditório, Teatro Cine + Auditórios, Café Concerto + zona de exposições), Centro de Exposições de Pombal – Expocentro.

 
 
Estadias
Conheça o que temos
para lhe oferecer.
> Saber Mais
 
Casamentos e Celebrações
> Saber Mais
 
Região de Pombal
> Saber Mais
 
Como chegar?
Conheça o mapa e direcções para o Hotel.
> Ver Mapa
2008 | Hotel Pombalense, Rua Alexandre Herculano, 26, 3100-494 Pombal, Portugal | Tel: (+351) 236 200 990 Startup Design | admin